IMPLANTAÇÃO DE UMA “BRINQUEDOTÉCNICA” NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.554Palavras-chave:
Ludicidade, ensino-aprendizagem, materiais didáticos, ferramenta 5W2H, ensino técnicoResumo
As observações realizadas durante a disciplina Estágio Supervisionado na Escola Família Agrícola de Marilândia (EFAM) permitiram à equipe do presente trabalho identificar algumas dificuldades enfrentadas em relação à localização da escola dentro de um centro urbano, a necessidade de aquisição e de construção de materiais didáticos práticos para suprirem algumas aulas com conteúdos estritamente teóricos. Para suprir em parte essa falta, foram idealizadas aulas utilizando as metodologias lúdicas, por meio da implantação de uma “Brinquedotécnica”, que pretende associar a teoria com a prática por meio da ludicidade, auxiliando professores e alunos do Curso Técnico em Agropecuária. Para isso, foi necessário um levantamento dos mais variados materiais didáticos que podem ser aplicados às Ciências Agrárias, classificando-os ao uso do ensino técnico; propor adaptações baseadas nos conteúdos aplicáveis a cada série; desenvolver/confeccionar alguns materiais; e projetar um espaço lúdico dentro do ambiente escolar. Para que tudo isso fosse desempenhado corretamente e com sucesso, houve o auxílio da ferramenta 5W2H, que contribuiu na fase de planejamento e organização de cada atividade que foi desenvolvida.
Downloads
Publicado
Versões
- 29-12-2020 (2)
- 28-12-2020 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).