ASPECTOS DA TOPONÍMIA MUNICIPAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1679Palavras-chave:
Taxonomia de topônimos, Espírito Santo, Lugar, Análise geo-históricaResumo
O artigo apresenta um levantamento completo das toponímias capixabas em nível municipal. Traz uma caracterização, dentre outros pontos, de quantas e quais são as taxonomias de topônimos dos municípios do Espírito Santo. Abrange todas as origens linguísticas que os topônimos municipais podem ter, bem como apresenta quais taxonomias predominam, segundo o modelo proposto por Dick (1992). Verifica ainda se essas taxonomias estão distribuídas conforme algum padrão regional e temporal de organização. Para além, de forma inédita para o estado, trata do uso de topônimos auxiliares na escala municipal e ainda lida com a questão das diferenças entre os usos oficiais e popularmente consagrados entre a população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).