MODELAGEM MATEMÁTICA GAUSSIANA DA DISPERSÃO ATMOSFÉRICA DE MATERIAL PARTICULADO E GASES: ESTUDOS DE CASO APLICADOS A FONTES POLUIDORAS LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA – ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i1.292Palavras-chave:
Dispersão atmosférica, Modelagem matemática, Modelos gaussianos, Material particulado, Gases odorantesResumo
A qualidade do ar em ambientes urbanos é uma grande preocupação dos gestores ambientais. Realizou-se a modelagem da dispersão de poluentes com AERMOD de fontes na Região Metropolitana da Grande Vitória: cerâmica, papel e celulose, veículos e odores em estações de tratamento de esgoto. Destacam-se como conclusões: obstáculos com maior altura tiveram grande influência promovendo o abaixamento da pluma (downwash) e concentrações mais elevadas no solo. Mostrou-se a importância em se avaliar a localização de um conjunto de fontes anteriormente à implantação de um empreendimento, emissões veiculares possuem cálculo complexo de taxa de emissão, e a modelagem de H2S mostrou-se bem adequada, visto que a pluma calculada possui boa concordância com o que é rotineiramente observado pela população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).