OS CIENTISTAS DO FUTURO: ENSAIANDO UMA REVISTA CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Larissa Pereira Costa Secretaria Municipal de Educação de Viana (SEMED), Prefeitura Municipal de Viana, 29130-142 Viana – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2346

Palavras-chave:

ciências, revista científica, estudantes, alfabetização científica

Resumo

Ciências sempre foi uma disciplina que atrai os estudantes do ensino fundamental – anos finais, porém ela traz consigo palavras de difícil compreensão para os educandos, principalmente aqueles que chegam ao 6ºano. Visando proporcionar um melhor entendimento desses termos, compreensão e aplicabilidade em seu dia a dia é proposta neste trabalho a construção de uma revista científica escrita pelos próprios estudantes. Com o objetivo de investigar a eficiência da revista como ferramenta metodológica em prol da alfabetização científica para os estudantes do ensino fundamental, desmistificando o conhecimento científico e abordando-o de forma acessível. A revista partiu da curiosidade dos estudantes e a partir disso se transformou em perguntas, nas quais eles com o auxílio do educador desenvolveram suas respostas para o questionamento em questão, porém respeitando sua linguagem, o que leva a uma resposta fácil e acessível para esse público. Houve um grande interesse por parte dos estudantes ao realizar o presente trabalho. Ao final percebem-se mudanças de atitudes, melhor compreensão das ciências da natureza e aplicabilidade em seu cotidiano.

Downloads

Publicado

01-05-2024

Edição

Seção

Ciências Biológicas e Saúde

Como Citar

OS CIENTISTAS DO FUTURO: ENSAIANDO UMA REVISTA CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . (2024). Revista Ifes Ciência , 10(3), 01-08. https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2346

Artigos Semelhantes

41-50 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.