O TRABALHO COM A LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores

  • Gilciane Ottoni Pinheiro Secretaria Municipal de Educação de Viana, 29130-013 Viana – ES, Brasil
  • Mara Rubia Couto dos Reis Secretaria Municipal de Educação de Viana, 29130-013 Viana – ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2316

Palavras-chave:

literatura, Alfabetização, práticas educativas

Resumo

As práticas de leitura têm sido tema de muitas discussões no meio acadêmico. Neste texto apresentamos uma reflexão sobre as práticas no uso da literatura infantil em classe de alfabetização das escolas públicas do município de Viana-ES. Este trabalho se configura como um estudo exploratório realizado com base nas obras literárias do projeto Minha Biblioteca: Ler, contar, encantar, enviadas para os estudantes do 2º ano e nas observações das atividades desenvolvidas pelos professores no cotidiano escolar e nos encontros de formação continuada, desenvolvida no decorrer do ano de 2022. As bases teóricas se fundamentam nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural e da concepção bakhtiniana de linguagem, na medida em que propõe uma abordagem dialógica do enunciado, em que o interlocutor participa da formação de sentido. As análises indicam que a forma pela qual o trabalho com gêneros foi conduzido, ou seja, a mediação das professoras possibilitou alguns momentos de interação autor-texto-leitor. Percebemos que a construção de sentidos pelas crianças poderia ter sido melhor explorada, visto que, na maioria dos eventos observados, as práticas se voltavam para a localização de informações no texto seguidas de realização de tarefas. Sabemos que não basta que a leitura seja compreendida apenas em sua materialidade linguística, uma vez que não é um produto pronto que carrega um único significado possível definido previamente pelo autor no momento da escritura.

Biografia do Autor

  • Gilciane Ottoni Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Viana, 29130-013 Viana – ES, Brasil

    Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro integrante e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Alfabetização Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES-PPGEUFES), professora estatutária da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Viana (ES), Professora da Rede Doctum de Ensino e Tutora de formação, vinculada à Gerência de Formação e Avaliação, da Secretaria Municipal de Educação de Viana-ES, no ano de 2022.

Children's literature and dialogic interaction between text and subject as infinite possibilities for recreation.

Downloads

Publicado

14-06-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Como Citar

O TRABALHO COM A LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(3), 01-12. https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2316

Artigos Semelhantes

11-20 de 55

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.