ANÁLISE DE FRAGMENTOS CARBONIZADOS DE UM CASO DE HOMICÍDIO EM DOM FELICIANO, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Samara Testoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2049-037X
  • Marcely Echeverria Oliveira Universidade Federal do Paraná – centro Politécnico
  • Wladimir Ribeiro Duarte Instituto Geral de Perícias (IGP) – Pelotas/RS
  • Lucas da Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Guilherme Kurz Maron Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Neftali Lenin Villarreal Carreño Universidade Federal de Pelotas – campus Anglo
  • Rafael Scorsatto Ortiz Departamento de Polícia Federal – Setor Técnico-Científico
  • Claudio Martin Pereira de Pereira Universidade Federal de Pelotas – Instituto de Química e Geociências

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2209

Palavras-chave:

fósforo, Canais de Haver, morfologia, caracterização química, ossos

Resumo

Cinzas e materiais relacionados, como artefatos, fragmentos metálicos e ossos encontrados em cenas de crime, podem constituir importantes evidências para elucidar investigações criminais. Quando submetidos a diversas análises, estes materiais podem fornecer uma associação entre uma pessoa ou um objeto a uma cena de crime. O objetivo deste trabalho foi avaliar fragmentos sólidos encontrados nas cinzas recuperadas de uma cena de crime ocorrida no município de Dom Feliciano, Estado do Rio Grande do Sul, Sul do Brasil. A espectroscopia de raios-X por energia dispersiva (EDX) e a microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram realizadas para avaliar as composições químicas dos fragmentos sólidos presentes nas cinzas e para investigar a morfologia daqueles mais similares à fragmentos ósseos, a fim obter um corpo de prova em um caso de homicídio. Os resultados revelaram que a composição semi-quantitativa elementar dos fragmentos sólidos foi correlacionada com sucesso com materiais ósseos, contendo P e Ca como elementos principais. Posteriormente, foi possível associar os fragmentos ósseos com o corpo humano, com base nos detalhes morfológicos obtidos por MEV, principalmente devido ao diâmetro dos canais de Haver, os quais tendem a ser maiores em comparação aos mesmos canais encontrados em outros mamíferos. Portanto, as análises de EDX e MEV permitiram uma descrição robusta do material estudado por meio de inferências detalhadas e claras sobre sua origem, permitindo elucidar os eventos ligados ao caso de homicídio, e criando assim, um corpo de prova no caso criminal.

IDENTIFICAÇÃO E PROVENIÊNCIA DE FRAGMENTOS METÁLICOS ENCONTRADOS EM CRÂNIO HUMANO VIA ESPECTROSCOPIA DE RAIOS -X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDX)

Downloads

Publicado

07-10-2023

Como Citar

ANÁLISE DE FRAGMENTOS CARBONIZADOS DE UM CASO DE HOMICÍDIO EM DOM FELICIANO, RIO GRANDE DO SUL . (2023). Revista Ifes Ciência , 9(3), 01-14. https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2209

Artigos Semelhantes

241-250 de 364

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)