EDUCAÇÃO CTSA E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DE ALIMENTOS

Autores

  • Flávia de Abreu Pinheiro Instituto Federal do Espírito Santo
  • Fabrícia Ribeiro Mattos Instituto Federal do Espírito Santo campus Venda Nova do Imigrante
  • Adriana Gomes Silveira Instituto Federal do Espírito Santo campus Venda Nova do Imigrante
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo campus Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1648

Palavras-chave:

educação CTSA, metodologias ativas, intervenção pedagógica, revisão de literatura, aprendizagem baseada em problemas

Resumo

A educação com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, contribuindo para a formação de um indivíduo mais consciente e capacitado. Assim, objetivou-se investigar na literatura como tal enfoque é aplicado no ensino superior, sobretudo no curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA). Realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, baseando-se nos seguintes indicadores para identificação da abordagem CTSA: contextualização; interdisciplinaridade; participação ativa do estudante; trabalho colaborativo; problematização de situações reais; impactos da ciência e tecnologia para a sociedade e, ou meio ambiente; interação dialógica; alfabetização científica e tecnológica, pensamento crítico e reflexivo e tomada de decisão. Em geral, esses indicadores estavam presentes em todos os artigos avaliados, em diferentes áreas do conhecimento. Não se encontrou nenhum estudo relacionado à área de CTA. Dentre as limitações citadas para a aplicação da abordagem CTSA, tem-se a falta de capacitação dos docentes, sobrecarga de conteúdos e disciplinas, e resistência dos discentes às metodologias não tradicionais. Portanto, diante da importância da perspectiva CTSA no ensino superior e de uma lacuna na área de CTA, propôs-se uma intervenção pedagógica a ser desenvolvida na disciplina de Gestão da Qualidade para o curso de CTA. Essa proposta foi direcionada ao conteúdo de Boas Práticas de Fabricação, a ser ministrado sob o enfoque CTSA, a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. Acredita-se, que essa prática educativa contribua para maior motivação e compreensão dos estudantes, tendo como foco a resolução de um problema real de um estabelecimento alimentício.

Biografia do Autor

  • Sidnei Quezada Meireles Leite, Instituto Federal do Espírito Santo campus Vila Velha

    in memorian

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Publicado

25-10-2022

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Como Citar

EDUCAÇÃO CTSA E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DE ALIMENTOS. (2022). Revista Ifes Ciência , 8(1), 1-25. https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1648

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