CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • José Antonio de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Bruna Rafaela Silva Ibiapina Universida Estadula do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1510

Palavras-chave:

Ensino de Química, Contextualizar, PCNEM, Ciência e tecnologia, Cidadania

Resumo

Contextualizar o ensino significa primeiramente assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. Nos PCNEMs, a contextualização é apresentada como recurso por meio do qual se busca dar um novo significado ao conhecimento escolar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais ampla e significativa. Neste estudo, buscou-se verificar a percepção que os discentes de duas instituições públicas de ensino sobre as influências do ensino de química na compreensão de fenômenos rotineiros do cotidiano. A avaliação ocorreu por meio da aplicação de questionários e da observação da prática docente. A metodologia usada e a apresentação dos resultados são organizadas em tópicos norteadores que se interrelacionam-se. Os resultados apurados paras as instituições IFPI e UEWMS mostram, respectivamente, que apenas cerca de 27% e 19% do alunado afirmam haver relação dos conteúdos trabalhados em sala com o seu cotidiano, além que, apresenta um resultado ainda mais frágil, quanto a relação da disciplina com a CTS, pois as porcentagens de alunos que afirmam haver esta relação não ultrapassam 14 em quaisquer uma das duas instituições, dando sérios indicativos de um sistema de ensino ainda bastante tradicional. Desta forma, buscar na prática pedagógica usar da experimentação, procurar instigar os alunos a debaterem sobre temas atuais, pode provocar a construção de um pensamento mais crítico, favorecendo ao processo de interligação entre a ciência, a tecnologia e o meio social.  

Biografia do Autor

  • José Antonio de Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Doutorando em Química pela Universidade Federal do Piauí, UFPI.

    Mestre em Química pela Universidade Estadual do Piauí, UESPI.

    Professor pela SEDUC (PI)

     

  • Bruna Rafaela Silva Ibiapina, Universida Estadula do Piauí (UESPI)
    Mestranda em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Downloads

Publicado

10-03-2023

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Como Citar

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. (2023). Revista Ifes Ciência , 9(1), 01-14. https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1510

Artigos Semelhantes

241-250 de 366

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.