AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Alexandre Morais Borges ifes
  • Lázaro Brito Borges
  • Celso Eulálio de Oliveira Júnior
  • Ariane Nunes dos Santos
  • Alexsandra Gomes Biral Stauffer

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1463

Palavras-chave:

educação ambiental, projeto pedagógico, agricultura

Resumo

Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes.  A maioria dos estudantes da Efac (90%) sinalizaram que no ambiente escolar ocorrem trabalhos, seminários ou eventos relacionados com a Agroecologia. Por outro lado, no ambiente escolar do Ifes, constatou-se que raramente, o ensino sobre Agroecologia é abordado de forma interdisciplinar. Ademais, para a maioria dos estudantes, a Agroecologia ainda é vista como técnica de produção ou modelo de agricultura, que se reduz meramente a produzir alimentos orgânicos e a substituir os insumos sintéticos danosos ao meio ambiente, evidenciando a importância da presença de conteúdos que abordam a Agroecologia de maneira interdisciplinar em sala de aula.

Downloads

Publicado

14-10-2022

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Como Citar

AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO. (2022). Revista Ifes Ciência , 8(1), 01-17. https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1463

Artigos Semelhantes

41-50 de 133

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.