CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS AFLUENTES DO CÓRREGO TRINDADE EM ITUMBIARA-GO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1798Palavras-chave:
IQA, Qualidade da Água; Córrego Trindade; Coliformes TermotolerantesResumo
A agência nacional de água estabeleceu o índice de qualidade da água (IQA) para a caracterização dos recursos hídricos. O córrego Trindade é um dos principais afluentes do Rio Paranaíba, localizado na cidade de Itumbiara no sul do estado de Goiás, neste sentido é extremamente importante classificar esse recurso hídrico levando em consideração os parâmetros do IQA. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os nove parâmetros físico-químicos e biológicos do IQA dos afluentes do córrego Trindade, visando contribuir para a qualidade ambiental do município. A amostragem foi realizada em três pontos estratégicos e as amostras foram coletadas em duplicatas. Os ensaios experimentais foram realizados seguindo detalhadamente as recomendações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e os cálculos foram realizados pelo produto ponderado da qualidade da água correspondente as suas repetíveis variáveis. Os resultados evidenciaram que dos nove parâmetros estabelecidos para avaliar a qualidade da água do córrego Trindade, apenas os coliformes termotolerantes estavam em inconformidade aos limites estabelecidos pelo CONAMA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).