A QUESTÃO QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EPT: POR UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1109Palavras-chave:
Quilombolas, Formação integrada, Currículo, Ensino, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O presente artigo investiga o lugar da questão quilombola no currículo do ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante as percepções e práticas de estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Integrando uma pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado, a reflexão ancora-se metodologicamente na abordagem qualitativa, com aporte no método da pesquisa-ação e na técnica da Análise de Conteúdo. Nesse percurso, examina a relação entre o ensino de história e a formação integrada, e identifica a ausência da questão quilombola no currículo integrado. Apresenta, ainda, a construção do Produto Educacional vídeo educativo como recurso de inclusão da memória quilombola, contribuindo para a garantia de uma formação omnilateral, no horizonte da EPT.
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