A QUESTÃO QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EPT: POR UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Santana do Ipanema
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1109

Palavras-chave:

Quilombolas, Formação integrada, Currículo, Ensino, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo investiga o lugar da questão quilombola no currículo do ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante as percepções e práticas de estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Integrando uma pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado, a reflexão ancora-se metodologicamente na abordagem qualitativa, com aporte no método da pesquisa-ação e na técnica da Análise de Conteúdo. Nesse percurso, examina a relação entre o ensino de história e a formação integrada, e identifica a ausência da questão quilombola no currículo integrado. Apresenta, ainda, a construção do Produto Educacional vídeo educativo como recurso de inclusão da memória quilombola, contribuindo para a garantia de uma formação omnilateral, no horizonte da EPT.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

ALVES, Diego dos Santos; MELO, Beatriz Medeiros de. A QUESTÃO QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EPT: POR UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. Especial, p. 124–148, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5iEspecial.1109. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1109.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 168

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.