A QUESTÃO QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EPT: POR UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Santana do Ipanema
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1109

Palavras-chave:

Quilombolas, Formação integrada, Currículo, Ensino, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo investiga o lugar da questão quilombola no currículo do ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante as percepções e práticas de estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Integrando uma pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado, a reflexão ancora-se metodologicamente na abordagem qualitativa, com aporte no método da pesquisa-ação e na técnica da Análise de Conteúdo. Nesse percurso, examina a relação entre o ensino de história e a formação integrada, e identifica a ausência da questão quilombola no currículo integrado. Apresenta, ainda, a construção do Produto Educacional vídeo educativo como recurso de inclusão da memória quilombola, contribuindo para a garantia de uma formação omnilateral, no horizonte da EPT.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Alves, D. dos S. ., & Melo, B. M. de . (2021). A QUESTÃO QUILOMBOLA NO CURRÍCULO DA EPT: POR UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(Especial), 124-148. https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1109