A TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DE DAVID KOLB NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

CONTEMPLANDO OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Daniele Gravina de Azevedo Instituto Federal Fluminense
  • Maysa Franco Zampa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFLuminense campus Macaé https://orcid.org/0000-0001-9189-6532

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.779

Palavras-chave:

Teoria da aprendizagem experiencial de Kolb, educação profissional e tecnológica, sequência didática, estilo de aprendizagem

Resumo

O presente artigo visa mostrar os resultados da aplicação de uma sequência didática (SD) a partir dos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb, relacionando a consciência corporal e a aprendizagem. A elaboração da SD contemplou diferentes atividades com base no estilo de aprendizagem predominante na turma de um curso técnico integrado ao médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, estruturada na metodologia de pesquisa-ação. Os resultados da análise evidenciaram o estilo Acomodador como predominante na turma investigada. Isso mostra que a maioria dos alunos enfatiza o sentir e o fazer durante o processo de aprendizagem, agindo predominantemente através dos sentimentos, aprendem fazendo coisas e tendem a resolver problemas de maneira intuitiva.

Biografia do Autor

  • Maysa Franco Zampa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFLuminense campus Macaé

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2007) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (2012). Atualmente é professora titular do Instituto Federal Fluminense, atuando no ensino básico, técnico e tecnológico e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

A TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DE DAVID KOLB NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: CONTEMPLANDO OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(3), 5-30. https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.779

Artigos Semelhantes

61-70 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.