A Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais no Contexto Regional: Diálogos com o Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.361Palavras-chave:
Institutos Federais, Escalas, Territórios, DesenvolvimentoResumo
A proposta do artigo é analisar os efeitos da expansão da Rede Federal e da criação dos Institutos Federais e sua contribuição para o desenvolvimento considerando as possibilidades multi e transescalares, a partir do diálogo que potencializa intervenções a favor do desenvolvimento. Os conceitos de território, escalas e desenvolvimento, aqui apresentados na propositura de fundamentos teóricos, buscam sustentar os argumentos que conduzem às reflexões pretendidas. A Educação Profissional e Tecnológica e seu protagonismo nos processos de desenvolvimento são analisados sem desconsiderar autonomia, hierarquias e limites do poder subnacional, num gerenciamento autossustentável de seu futuro. Por fim, dentro das políticas de expansão da Rede Federal, aborda, em especial, os Institutos Federais e o papel estratégico que podem assumir numa proposição de desenvolvimento que fortaleça a cidadania.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.