EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE?
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4i3.579Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Evasão, Inclusão excludenteResumo
Este texto artigo expressa resultados os parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, que objetiva
investigar os motivos que levam à evasão em cursos técnicos subsequentes. Baseia-se na ideia que a evasão nesses
cursos faz parte de um movimento maior, denominado por Kuenzer (2002) como “inclusão excludente e exclusão
includente”. Os dados até agora coletados expressam a realidade de apenas um dos campi da instituição, e se baseiam
em entrevistas realizadas com servidoras do campus que atuam no setor de registro acadêmico (CRA) e no Serviço
Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE). O grupo de pesquisa tem claro que ainda há muito a
investigar para buscar as múltiplas determinações do fenômeno em tela, mas indica preocupação com a naturalização
da evasão nos cursos subsequentes, principalmente quando não há ações efetivas no sentido de compreender esse
fenômeno para nele atuar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.