COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS: UM ESTUDO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS

Autores

  • Renata Gomes Cordeiro
  • Munir de Sá Mussa
  • Henrique Rego Monteiro da Hora

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.379

Palavras-chave:

Mineração de dados, Evasão, Ensino Técnico

Resumo

Dada a problemática da evasão e a quantidade de dados armazenados pelas instituições de ensino, através da utilização da mineração de dados torna se possível extrair características que descrevem os alunos. O objetivo do presente trabalho é aplicar a mineração de dados para identificação de comportamento dos alunos evadidos em cursos de nível técnico. Para o cumprimento do objetivo é realizado um estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. São executadas as etapas de obtenção, tratamento, higienização e mineração dos dados. Na última etapa é utilizado o método de classificação J48. A partir das árvores geradas pelo método foi possível identificar que em sua maioria, os alunos evadidos são descritos pelo desempenho ou frequência nas disciplinas dos primeiros módulos do curso. Os resultados são considerados satisfatórios por terem permitido realizar análises que de fato descrevem comportamentos de alunos que evadiram na amostra analisada.

Downloads

Publicado

15-06-2019

Como Citar

GOMES CORDEIRO, Renata; DE SÁ MUSSA, Munir; REGO MONTEIRO DA HORA, Henrique. COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS: UM ESTUDO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 87–107, 2019. DOI: 10.36524/profept.v3i1.379. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/379.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)