PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO

Autores

  • Irineu Mario Colombo
  • Dirceia Aparecida Silva Anjos
  • Jovana Ritter Antunes

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.377

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa Translacional, Produto Educacional, Pós-Modernidade

Resumo

A pesquisa translacional teve origem na medicina na década de 1930, sendo que atualmente, o formato é utilizado em várias outras áreas. Na educação, particularmente no ensino de um conteúdo específico, o refinamento da técnica, da didática ou do produto educacional para atingir ao objetivo, deve ser criticado e deve refletir inclusive na revisão do suporte científico e tecnológico adotado para o procedimento de ensino. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma aproximação à pesquisa translacional, sua origem e aplicação ao ensino, com base em pesquisa bibliográfica que discute, desde seu uso na área da saúde, até sua transposição para a educação, com apresentação de duas experiências correntes na área de ensino. Ao final, permite considerar que a pesquisa translacional no ensino está em processo de estruturação, discussão e representa uma oportunidade de pensar diferente a forma de ensinar e aprender em ambientes formais e não formais de educação.

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Publicado

2019-06-15

Como Citar

Mario Colombo, I. ., Aparecida Silva Anjos, D. ., & Ritter Antunes, J. (2019). PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 3(1), 51-70. https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.377