Impactos pós capacitação de auxiliares de farmácia: um piloto para a Assistência Farmacêutica no Brasil?
Palavras-chave:
Técnicos em Farmácia;, Atenção Primária à Saúde;, Capacitação em Serviço;, Educação Continuada.Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever o impacto de capacitação para auxiliares de farmácia sem formação específica. Utilizando abordagem quali-quantitativa, verificou-se melhora do desempenho de 111 servidores com incremento médio de 12% das notas em avaliação pós curso (p=0,015). Para temas específicos, como noções básicas de medicamentos, houve uma redução 30% para 10% das questões sem êxito. Farmacêuticos e gestores entrevistados relataram melhoria na comunicação com equipe, no atendimento ao usuário e no cumprimento de normas do serviço. Os potenciais benefícios dessa estratégia podem ser expandidos para outros entes federados, uma vez que se observou que apenas 17% dos estados oferecem algum tipo de capacitação semelhante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anna Heliza Silva Giomo, Letícia da Costa D’Oliveira, Lívia Alvares Leite, Rafael Santos Santana, Noemia Urruth Leão Tavares, Dayde Lane Mendonça da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.