APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Claudia Dorcino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Josimar dos Reis de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3128

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Educação Profissional e Tecnológica, Educação à Distância

Resumo

O propósito deste estudo é discutir a Aprendizagem Significativa na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade à distância, ressaltando o conceito e as estratégias utilizadas para se obter um modelo de planejamento, que abranja definições e características essenciais aos processos de ensino e aprendizagem, para o alcance de uma educação equitativa para todos. Dessa forma, a abordagem do tema teve por finalidade apresentar a importância da significação nos processos de ensino e aprendizagem, bem como conceder respostas aos questionamentos: O que é uma Aprendizagem Significativa?; Que estratégias de planejamento e elementos educativos podem contribuir para o alcance de uma Aprendizagem Significativa na Educação Profissional e Tecnológica, sendo conduzida na modalidade à distância?; Que benefícios a Aprendizagem Significativa pode trazer para Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade à distância?. O estudo foi conduzido em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais especializados em bases educacionais que endossam e discutem os termos planejamento, processo didático, plataforma educacional, e as definições de professor, aluno, avaliação, afetividade e acessibilidade. Dessa forma, pretende-se apresentar a importância dos termos que, empregados à luz de uma Aprendizagem Significativa, proporcionam a elevação da motivação e a consolidação do processo de ancoragem de conhecimentos na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade à distância. Os resultados apontaram que um planejamento bem estruturado e contextualizado frente as bases teóricas da educação elencadas, em conjunto com a Teoria das Inteligências Múltiplas, contribuem para uma aprendizagem cheia de significações, por proporcionar uma maior identificação das necessidades do aluno.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Dorcino, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

  • Josimar dos Reis de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Downloads

Publicado

06-03-2025

Como Citar

DORCINO, Ana Claudia; DOS REIS DE SOUZA, Josimar. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 172–195, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3128. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3128.. Acesso em: 15 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

41-50 de 209

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.