NEOLIBERALISMO E DESIGUALDADE SOCIAL NA RFEPCT:
EVIDÊNCIAS QUANTITATIVAS SOBRE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.2726Palavras-chave:
Institutos Federais, Evasão, Desigualdade SocialResumo
A lógica neoliberal promove a mercantilização das relações sociais. Assim, emerge a importância da investigação dos transbordamentos desta ideologia no campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando-se a produção de evidências que podem corroborar no desenho de políticas públicas voltadas à transformação social. O objetivo desta pesquisa foi analisar a associação entre desempenho escolar e características socioeconômicas de estudantes dos cursos de graduação presenciais da RFEPCT. Os resultados apontaram que a reprodução das desigualdades sociais – que é uma propriedade emergente do neoliberalismo – nos cursos de graduação presenciais da RFEPCT não é estatisticamente significativa quando analisadas as associações entre evasão escolar e renda familiar per capita ou raça/cor. Por outro lado, existem evidências de superação da reprodução de desigualdade social na associação entre evasão escolar e sexo.
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Copyright (c) 2025 Luan Matheus Moreira, Carina Elisabeth Maciel

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