O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA EM SOCIEDADE

Autores

  • Sheilayne Carneiro da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Carlétti, C. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1310

Palavras-chave:

trabalho, educação profissional, sociologia do trabalho

Resumo

Este artigo tem por objeto o ensino da Sociologia no curso técnico de
Administração em instituição escolar ligada à Secretaria de Estado de Educação do Rio de
Janeiro. Buscou-se compreender qual é o entendimento que discentes do ensino médio
integrado têm sobre o conceito de Trabalho e suas implicações na vida em sociedade,
objetivando contribuir com ensino que possibilite uma formação crítica, que vá ao encontro
da perspectiva de educação integral. Foi possível compreender a importância de alinhar teoria
e prática para que os discentes percebessem a aplicabilidade do conhecimento sociológico no
cotidiano, sendo observadas suas capacidades, inclusive em relação ao papel que ele exerce na
sociedade. As metodologias utilizadas foram: análise documental, grupo focal e análise de
conteúdo.

Biografia do Autor

  • Carlétti, C., Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professor de Biologia e Popularização da Ciência no Campus Avançado Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador e docente permanente no programa de Pós-Graduação em rede stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do IFRJ. Coordenador do centro de ciência Espaço Ciência InterAtiva ? ECI do Campus Avançado Mesquita / IFRJ. Coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada de Contação de Histórias do Campus Mesquita/IFRJ. Experiência como docente em turmas do ensino fundamental e médio, atuando como professor de Ciências Físicas e Biológicas e de Biologia, respectivamente. Atuou também como mediador no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq Divulgação Científica, Ambiente e Educação atuando na Linha de Pesquisa Divulgação Científica e os Museus e Centros de Ciências. Desenvolve pesquisa na área de mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência.

Downloads

Publicado

21-09-2023

Como Citar

O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA EM SOCIEDADE. (2023). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(2), 20-39. https://doi.org/10.36524/profept.v7i2.1310

Artigos Semelhantes

41-50 de 155

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.