“EU NÃO CONSIGO RESPIRAR”: RACISMO ESTRUTURAL E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BRASIL

Autores

  • Xênia de Castro Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
  • Sândi Barros de Sousa Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1105

Palavras-chave:

Educação, Desigualdades, Preconceito racial

Resumo

Este artigo visa contribuir para o debate público acerca do racismo estrutural no Brasil e os desafios que ele representa para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O estudo foi conduzido em abordagem qualitativa com base no método da pesquisa bibliográfico-documental. O corpus documental do estudo foi constituído pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, pela Resolução n. 1, de 17 de junho de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pela Lei 11.645/08, de 10 de março de 2008 e dissertações e teses que tangenciam o assunto. A coleta de dados foi realizada na internet, tanto no buscador Google quanto no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, a partir do descritor “relações étnico-raciais”, filtro temático “área de Educação” e filtro temporal “anos de 2017, 2018 e 2019”. Os resultados indicam que o racismo é estrutural à sociedade brasileira e constitui um de seus principais desafios. Provêm de nossa experiência colonial, que articulou colonialismo e colonialidade, autoritarismo e violência, mas é também produzido e reproduzido no presente. Por se tratar de um problema multidimensional o combate ao racismo requer profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

“EU NÃO CONSIGO RESPIRAR”: RACISMO ESTRUTURAL E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - BRASIL. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(Especial), 29-51. https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1105

Artigos Semelhantes

21-30 de 144

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.