A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES
DA PRECARIZAÇÃO À PRIVATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1039Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, diretrizes, trabalho, flexibilização, neoliberalismoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo entender as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT), como um movimento marcado por um viés neoliberal e privatista, mediante a apresentação de um ensino flexível, fragmentado e alinhado ao capital. O texto retoma a linha histórica da contrarreforma do Ensino Médio para entender o movimento de origem das Diretrizes. Além disso, alguns pontos das DCNEPT são problematizados a partir dos estudos críticos do campo do trabalho e educação. O estudo confirma as ameaças e retrocessos trazidos pelo documento, sinalizando para consequências junto à estudantes e trabalhadores, bem como estimula a resistência criativa como caminho para superar os desafios apresentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tiago Fávero de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.