A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES

DA PRECARIZAÇÃO À PRIVATIZAÇÃO

Autores

  • Tiago Fávero de Oliveira IF Sudeste MG, Campus Santos Dumont / PPFH - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1039

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, diretrizes, trabalho, flexibilização, neoliberalismo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo entender as mudanças propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT), como um movimento marcado por um viés neoliberal e privatista, mediante a apresentação de um ensino flexível, fragmentado e alinhado ao capital. O texto retoma a linha histórica da contrarreforma do Ensino Médio para entender o movimento de origem das Diretrizes. Além disso, alguns pontos das DCNEPT são problematizados a partir dos estudos críticos do campo do trabalho e educação. O estudo confirma as ameaças e retrocessos trazidos pelo documento, sinalizando para consequências junto à estudantes e trabalhadores, bem como estimula a resistência criativa como caminho para superar os desafios apresentados. 

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

FÁVERO DE OLIVEIRA, Tiago. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES: DA PRECARIZAÇÃO À PRIVATIZAÇÃO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 205–228, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.1039. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1039.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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