Experimento de física com arduino em aula remota:

O problema do pêndulo

Autores

  • TIAGO ADMIRAL Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1152

Palavras-chave:

Ensino de física, Ensino remoto, Atividade experimental, Arduino

Resumo

A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.

Downloads

Publicado

19-02-2022

Como Citar

ADMIRAL, TIAGO. Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 15, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i2.1152. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Recebido em

06-04-2021

Aceito em

28-08-2021

Publicado em

19-02-2022

Artigos Semelhantes

141-145 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.