EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS

Autores/as

  • Janielli de Vargas Fortes IFES
  • Edmar Reis Thiengo IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1114

Palabras clave:

Cultura Surda, Surdos, Inclusão, Libras, Educação Matemática

Resumen

Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.

Publicado

03-08-2021

Cómo citar

DE VARGAS FORTES, Janielli; REIS THIENGO, Edmar. EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 42–56, 2021. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i1.1114. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114.. Acesso em: 22 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

08-03-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

21-05-2021

##plugins.generic.dates.published##

03-08-2021

Artículos similares

51-60 de 96

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.