PLANTAS MEDICINAIS: UMA ABORDAGEM INTER/TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM ENRAIZAMENTO DE UMA FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3187

Palavras-chave:

Educação científica sustentável. Abordagem temática. Abordagem CTS/CTSA. Laboratório Vivo.

Resumo

O presente trabalho é um relato de uma intervenção didática realizada em uma turma de 2º ano de uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual de Serra/ES, fruto de uma proposta de enraizamento a partir do curso de extensão intitulado Formação para Ecoeducadores: Projeto Laboratório Vivo. Nesse sentido, objetivamos conceber, elaborar e aplicar uma estratégia didática focada na temática das plantas medicinais para promover a articulação de conceitos das Ciências com as questões socioambientais, à luz de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e dos pressupostos de Freire (1987) que balizam uma Educação Ambiental crítica e transformadora. Os resultados apontam que, apesar das contradições encontradas na realidade escolar, há indícios de que a articulação entre a temática ambiental e o Ensino de Ciências tenha favorecido tanto a apropriação de conceitos como contribuído para a alfabetização científica e tecnológica dos educandos.

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Publicado

05-07-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA VIEIRA DA SILVA, Evelyn; DE SOUZA LOMAR DA SILVA, AFRÂNIA EUGENIA; CANO, NICOLA; FERREIRA LOBINO, MARIA DAS GRAÇAS. PLANTAS MEDICINAIS: UMA ABORDAGEM INTER/TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM ENRAIZAMENTO DE UMA FORMAÇÃO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 105–118, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3187. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3187.. Acesso em: 2 ago. 2025.

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