O USO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Autores

  • Higor Soares Majoni Ifes
  • João Majoni Neto

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.1684

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Recurso Didático, Teorema de Pitágoras

Resumo

Alinhar o uso do gênero literário História em Quadrinhos (HQ) nas aulas de matemática tornou-se uma excelente alternativa para cativar o aluno e proporcionar que o processo de ensino e aprendizagem ocorram de uma forma mais prazerosa, tendo em vista o interesse despertado por elas. Diante do exposto, esta pesquisa traz como objetivo investigar o uso da HQ no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras através de elementos da História da Matemática em uma turma de 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES. Para tanto, utilizar-se-á um HQ denominada "Quadrinhos matemáticos: problemas com o Teorema de Pitágoras?”. Nessa abordagem, é oportuno evidenciar que o recurso didático utilizado abriu portas para que o professor pudesse trabalhar elementos da História da Matemática relacionadas ao conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras. Como resultados, observou-se vários aspectos positivos, uma vez que houve um ensino interdisciplinar, lúdico e criativo sobre a história e uso do Teorema de Pitágoras, de modo a favorecer o crescimento sociocognitivo e cultural do aluno.

Downloads

Publicado

08-05-2024

Como Citar

SOARES MAJONI, Higor; NETO, João Majoni. O USO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 17–30, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.1684. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1684.. Acesso em: 27 nov. 2024.

Recebido em

01-05-2022

Aceito em

04-10-2023

Publicado em

08-05-2024

Artigos Semelhantes

81-90 de 139

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.