TRILHA DA QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS CONTROVERSOS: UMA PROMOÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO, O ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2887Palavras-chave:
Jogos, QSC, Pensamento Crítico, Química OrgânicaResumo
Descreve o resultado de busca, o desenvolvimento do estado da arte, da proposta metodológica que visa a promoção de capacidades de pensamento crítico a partir da elaboração e aplicação de um jogo tendo como objeto de conhecimento a química orgânica, intitulado “Trilha da Química Orgânica a partir de Temas Controversos: Uma Promoção ao Pensamento Crítico”, explorando QSC (Questões Sócio Científicas). O artigo apresenta o resultado da busca de descritores dos últimos cinco anos, incialmente foram selecionados descritores mais abrangentes sobre a temática, posteriormente foram afunilados para: Química Orgânica + Pensamento Crítico; Jogo + Química + Pensamento Crítico; Jogo + Tema controverso; Jogos + QSC. O objetivo desta pesquisa é mostrar a relevância da proposta metodológica, assim como a utilização do jogo como ferramenta para estimular o pensamento crítico em estudantes a partir do conteúdo de identificação de funções orgânicas. Observou que existe uma vasta utilização dos jogos no ensino de química, com metodologias variadas, no entanto, conforme a seleção de descritores foi afunilada refinando a busca, as publicações foram reduzidas. Conclui com este levantamento bibliográfico que apesar dos jogos serem vastamente utilizados como recurso didático, são escassas as publicações voltadas para promoção e desenvolvimento de pensamento crítico nos estudantes, especialmente quando aliado ao conteúdo de química orgânica. Portanto é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias que promovam as capacidades de pensamento crítico, tanto para o discente tornando-o participante ativo de seu ensino aprendizagem, quanto para outros professores utilizarem recurso didático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).