VIABILIDADE DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURAS CAFEEIRAS E TURISMO RURAL NO BRASIL

Autores

  • Flávia Maria de Mello Bliska Instituto Agronômico - IAC
  • Antonio Bliska Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas – FEAGRI/UNICAMP
  • Amanda Marchezini Centro Universitário FMU

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1638

Palavras-chave:

arranjos produtivos locais (APLs), turismo rural, produção de café

Resumo

A incorporação de atividades vinculadas ao turismo rural às operações quotidianas de estabelecimentos cafeeiros brasileiros é perceptível e visa principalmente ampliar e diversificar a renda daquelas empresas. Destacam-se cafeterias, visitas guiadas, hospedagem e comércio de cafés e outros produtos da agroindústria local ou regional. Por meio da avaliação de indicadores de gestão das empresas cafeeiras, em regiões produtoras tradicionais, observaram-se estratégias competitivas em áreas de turismo rural avançado ou em evolução, relacionadas acima de tudo à promoção da qualidade e produtividade das lavouras de café. Não foram identificados arranjos produtivos locais – APLs – propriamente orientados à produção cafeeira e ao turismo rural conjuntamente. As deficiências nos sistemas de gestão predominantes nas áreas avaliadas, sobretudo, quanto ao planejamento estratégico, indicam que as empresas poderão enfrentar dificuldades ao dividir sua atenção entre a produção cafeeira e o turismo rural, apesar da forte possibilidade de integração entre essas atividades.

 

Biografia do Autor

Antonio Bliska, Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas – FEAGRI/UNICAMP

Engenheiro Agrônomo na Coordenadoria de Extensão, FEAGRI/UNICAMP

Doutorado em Engenharia Agrícola (Pós-colheita de Produtos Perecíveis), FEAGRI/UNICAMP (2010)

Mestrado em Egenharia Agrícola (Pós-colheita de Produtos Perecíveis), FEAGRI/UNICAMP (1997)

Engenheiro Agrônomo, ESALQ/USP (1983)

Amanda Marchezini, Centro Universitário FMU

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos e graduanda em Estatística pela FMU. Foi bolsista de Iniciação Científica com o apoio da CNPQ na área de Economia Aplicada pela UFSCAR (2018-2019), bolsista de extensão pelo projeto Cálculo da Cesta Básica no Município de Araras e bolsista de Iniciação Científica com apoio da CNPq no Instituto Agronômico de Campinas - Centro de Café Alcides de Carvalho (2020/2021).

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

de Mello Bliska, F. M., Bliska Júnior, A. ., & Rezzieri Marchezini, A. . (2022). VIABILIDADE DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURAS CAFEEIRAS E TURISMO RURAL NO BRASIL . Revista Ifes Ciência , 8(1), 01-21. https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1638

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)