VIABILIDADE DE INTEGRAÇÃO DE LAVOURAS CAFEEIRAS E TURISMO RURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1638Palavras-chave:
arranjos produtivos locais (APLs), turismo rural, produção de caféResumo
A incorporação de atividades vinculadas ao turismo rural às operações quotidianas de estabelecimentos cafeeiros brasileiros é perceptível e visa principalmente ampliar e diversificar a renda daquelas empresas. Destacam-se cafeterias, visitas guiadas, hospedagem e comércio de cafés e outros produtos da agroindústria local ou regional. Por meio da avaliação de indicadores de gestão das empresas cafeeiras, em regiões produtoras tradicionais, observaram-se estratégias competitivas em áreas de turismo rural avançado ou em evolução, relacionadas acima de tudo à promoção da qualidade e produtividade das lavouras de café. Não foram identificados arranjos produtivos locais – APLs – propriamente orientados à produção cafeeira e ao turismo rural conjuntamente. As deficiências nos sistemas de gestão predominantes nas áreas avaliadas, sobretudo, quanto ao planejamento estratégico, indicam que as empresas poderão enfrentar dificuldades ao dividir sua atenção entre a produção cafeeira e o turismo rural, apesar da forte possibilidade de integração entre essas atividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).