PERCEPÇÕES DE RISCOS E ACEITABILIDADE DO USO AGRÍCOLA DA ESTRUVITA POR AGRICULTORES FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.880Palabras clave:
Fertilizantes, Estruvita, Percepção de Risco, Aceitabilidade, Uso agrícolaResumen
Este artigo tem por objetivo conhecer a percepção de risco e a aceitabilidade de pequenos agricultores familiares, com representatividade do município de Domingos Martins (Espírito Santo, Brasil), acerca do uso da estruvita derivada de urina como fertilizante agrícola. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo, com coleta de dados a partir de um questionário misto semi-estruturado. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), Tobar e Yalour (2004), que permitiu a criação de categorias e subcategorias analíticas. Os resultados indicaram que poucos são os agricultores que acreditam que a utilização da urina humana na agricultura apresenta riscos à saúde. Além disso, a maioria afirmou não haver riscos, pois assemelham a urina humana a urina bovina. A aceitação de uso agrícola da estruvita, sobretudo derivada de urina de vaca, correspondeu a (36%) da preferência dos agricultores entrevistados.
Descargas
Publicado
Versiones
- 29-12-2020 (2)
- 28-12-2020 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).