ANÁLISE AMBIENTAL E HIDROLÓGICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO LUÍS, MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.869

Palabras clave:

Manejo de bacias hidrográficas, Produção sustentável, Hidrologia

Resumen

A gestão dos recursos hídricos é de fundamental importância para a sociedade, sendo assim necessário definir uma área de atuação para aumentar a efetividade das técnicas; as bacias hidrográficas são consideradas unidades de planejamento e dessa forma a ocupação da terra e a aplicação de técnicas conservacionistas são necessárias para favorecer a infiltração de água no solo e regularizar os cursos d’água. O objetivo deste trabalho é avaliar a dinâmica da água e avaliar as técnicas de manejo conservacionista da cafeicultura na bacia hidrográfica do Ribeirão São Luís. A bacia do São Luís é uma sub-bacia do Rio Manhuaçu, que possui a foz no Rio Doce. Foi realizado um modelo digital de elevação hidrologicamente consistente (MDEHC) para delimitação da área de drenagem da bacia, extração da hidrografia, aspecto e declividade. Foi também adquirido imagens do LandSat 8 OLI e realizada uma classificação supervisionada da cobertura da terra.  Três pluviômetros foram avaliados na área da bacia para constatar a variação espacial e temporal da precipitação. Foi feita a caracterização visual da bacia hidrográfica para analisar as práticas agrícolas usadas na cafeicultura. A bacia do Ribeirão São Luís possui área de 242,93 km², relevo fortemente ondulado e montanhoso. A cobertura do solo predominante são as lavouras cafeeiras, abrangendo 30,70% da área total. Houve grande variação temporal da vazão ao longo de 14 meses de avaliação. A ocorrência de chuvas intensas na região de cabeceira da bacia favorece a erosão do solo, sendo assim recomendáveis técnicas conservacionistas para a cafeicultura na bacia hidrográfica do Ribeirão São Luís.

Biografía del autor/a

  • Rodolfo Alves Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2012), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2015),e doutorado em Ciência Florestal pela mesma universidade (2019) na área de Meio ambiente e Conservação da Natureza. Tem experiência na área de Engenharia Florestal, com destaque em Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: silvicultura, sistemas agroflorestais, hidrologia florestal, manejo de bacias hidrográficas, conservação e recuperação de nascentes, meio ambiente e gestão de recursos hídricos. Revisor dos periódicos FLORAM e Pesquisa Agropecuária Brasileira. Editor da revista Open Agriculture na área de agrossilvicultura

  • Fabrício Rainha Ribeiro, Faculdade Univertix

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade federal de Viçosa (2015). Atualmente é professor no curso agronomia na faculdade Univértix.

  • Fernanda Cristina Silva Ribeiro, UFV

    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutora em Produção Vegetal (Fitotecnia) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Fisiologia da Produção e Manejo Pós-Colheita de Produtos Hortícolas.

  • Herly Carlos Teixeira Dias , UFV

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1995), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2000), e pós-doutorado em Hidrologia Florestal (Universidade de Cordoba, ES, 2014). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia florestal, bacia hidrográfica, conservação e recuperação de nascentes, meio ambiente e recursos hídricos.

Publicado

23-12-2020

Número

Sección

Artigos científicos

Cómo citar

ANÁLISE AMBIENTAL E HIDROLÓGICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO LUÍS, MG. (2020). Revista Ifes Ciência , 6(3), 183-194. https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.869

Artículos similares

1-10 de 361

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a