PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE (Lactuta sativa L.) EM SUBSTRATO COMPOSTO POR HÚMUS E RESÍDUOS DO BENEFICIAMENTO DOS GRÃOS DE PIMENTA-DO-REINO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.731Palabras clave:
substrato, resíduo, hortaliças, sustentabilidadeResumen
Uma das principais etapas do sistema de produção de alface é a produção de mudas, pois influencia o desempenho final e nutricional das plantas. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do aumento dos níveis de resíduo do processamento de grãos de pimenta (moinha de pimenta) e diminuição dos níveis de húmus de minhoca na qualidade de mudas de alface. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com seis tratamentos e dez repetições, sendo: T0: 0% moinha de pimenta (MP) + 100% de húmus (H); T1: 10% MP + 90% H; T2: 20% MP + 80% H; T3: 30% MP + 70% H; T4: 40% MP e 60% H; T5: 50% de MP e 50% de H. Aos 40 dias após a semeadura, foram avaliados: altura da planta, diâmetro do caule, peso seco da raiz, peso seco da parte aérea, massa total de matéria seca e Índice de Qualidade Dickson. A moinha de pimenta tem um alto potencial de uso como componente de substratos para a produção de mudas de alface. Recomenda-se o uso de substrato alternativo contendo 20% de moinha de pimenta e 80% de húmus na produção de mudas de alface.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).