LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores/as

  • Mara Pereira da Silva

Palabras clave:

Literatura, Leitura, Moço do saxofone, Educação Musical

Resumen

O estudo aqui proposto discute a relação da música e da literatura, por meio do conto “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles, para a formação do leitor literário na aula de Educação Musical, aproximando essas áreas e contribuindo em propostas didático metodológicas para desenvolver trabalhos com o texto literário na Educação Musical. A metodologia empregada para a construção desse texto foram baseados em fontes bibliográficas de autores das áreas de Literatura, Música, Antropologia, e outros.   Os resultados indicam que por meio do conto “O moço do saxofone pode trabalhar nas aulas de Educação Musical conteúdos como funções da música na sociedade, paisagem sonora, parâmetros do som ou qualidades do som e Mercado de trabalho dos músicos. Ao desenvolver essa proposta em sala de aula, o professor estará contribuindo no arcabouço cultural literário dos alunos em outras disciplinas do currículo, em que se inclui a música, visto que o conto permite diversas interpretações.

Publicado

18-12-2019

Número

Sección

Artigos científicos

Cómo citar

LITERATURA E MÚSICA: O CONTO “O MOÇO DO SAXOFONE” DE LÍDIA TELLES NA AULA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. (2019). Revista Ifes Ciência , 1(1), 53-61. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/414

Artículos similares

1-10 de 103

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.