CONFECÇÃO DE PANELAS DE BARRO EM GOIABEIRAS NO ESPÍRITO SANTO: PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2805Palabras clave:
argila; , panela, artesanato, patrimônio imaterialResumen
As paneleiras de Goiabeiras são legítimas representantes do acervo de conhecimento de uma tradição artesanal de confecção de panelas de barro, uma herança da ancestralidade de povos indígenas que habitavam o litoral do estado do Espírito Santo. A pesquisa objetivou apresentar as etapas da concepção das panelas de barro, desde a extração da matéria-prima, preparo da massa, e demais fases da produção, equipamentos utilizados até a comercialização. Como respaldo metodológico a pesquisa foi realizada mediante abordagem exploratória e qualitativa in loco. O trabalho constou de visitas de campo e levantamento das atividades rotineiras. As circunstâncias e cenários foram observadas e assimiladas na forma como ocorrem, por meio de registros fotográficos e documental, mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, apresentando como característica essencial o enfoque descritivo. As artesãs de Goiabeiras são verdadeiras protagonistas e guardiões de um saber de várias gerações, no tocante a confecção artesanal das panelas de barro, herança da ancestralidade que repetem há séculos as mesmas técnicas de confecção, atividade reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial brasileiro. As panelas de barro de Goiabeiras são importantes símbolos do estado do Espírito Santo, apreciados em várias partes do território nacional e internacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).