UTILIZAÇÃO DE PALHA DE CAFÉ COMO SUBSTRATO ALTERNATIVO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.277Palabras clave:
Carica papaya L., redução de custos, qualidade de mudasResumen
A produção de mudas é uma das principais etapas para a obtenção de plantas de mamoeiro (Carica papaya L.) com grande potencial produtivo. Entre os principais limitantes no desenvolvimento das mudas está o substrato utilizado. Desta forma, por este estudo objetivou-se avaliar a viabilidade da palha de café como substrato alternativo na produção de mudas de mamoeiro Hawai. O estudo foi realizado na Fazenda Portela, em Itaguaçu, Estado do Espírito Santo. Os tratamentos foram compostos
por seis diferentes tipos de substratos, utilizando tubetes com volume de 245 cm3, sendo eles: 100% de substrato comercial Terra Nutri, 15% de palha de café + 85% Terra Nutri, 30% de palha de café + 70% Terra Nutri, 45% de palha de café + 55% Terra Nutri, 60% de palha de café + 40% Terra Nutri e 75% de palha de café + 25% Terra Nutri. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições, sendo a unidade experimental constituída por 10 mudas por tratamento. Aos 64 dias após a semeadura as mudas foram avaliadas conforme as características morfológicas seguintes: altura de planta, diâmetro de caule, número de folhas, área foliar,
comprimento do sistema radicular, massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular e índice de qualidade de Dickson. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de agrupamento de médias de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade. A adição de até 30% de palha de café ao substrato comercial Terra Nutri se mostrou uma medida viável para a produção de mudas de qualidade de mamoeiro Hawai.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).