REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Elenilson Francisco Costa

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.272

Palabras clave:

Insucesso escolar, reprovação, abandono, Matemática

Resumen

O insucesso escolar, pelos fenômenos da reprovação e do abandono, representa um desafio a ser superado em busca da promoção da aprendizagem. Assim, são necessárias ações que possam identificar suas principais causas de modo a encontrar caminhos para minimizar esse grave problema na educação. Com esse propósito, este estudo objetiva identificar causas do insucesso escolar na disciplina de Matemática, por meio de investigações, análises e interpretações das informações coletadas no curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – Campus Colatina). Metodologicamente, foi utilizado um questionário semiestruturado para subsidiar a pesquisa. O aporte teórico está fundamentado nas concepções educacionais de Freire, Beneventes, Vygotsky, dentre outros. Para a análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, descrevendo, explicando e explorando a evidenciação do problema. Os resultados apontam que os colaboradores já foram reprovados em pelo menos uma etapa do curso e revelam que as causas perpassam por complexos motivos, além de darem a ver a urgência de se promover ações que possam reverter a realidade posta.

Publicado

15-06-2019

Cómo citar

REPROVAÇÃO E ABANDONO ESCOLAR: CAUSAS DO INSUCESSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. (2019). Revista Ifes Ciência , 5(1), 124-136. https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.272

Artículos similares

31-40 de 46

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.