LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO

Autores/as

  • Isabel Cristina Gomes Basoni
  • Josiane Brunetti Cani
  • Elizabete Gerlânia Caron Sandrini

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.268

Palabras clave:

Ambiente virtual, leitura digital, hipertexto

Resumen

O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cinco
perguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não se
sentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.

Publicado

15-06-2019

Cómo citar

LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO. (2019). Revista Ifes Ciência , 5(1), 55-70. https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.268

Artículos similares

1-10 de 71

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a