RHIZOPHORA MANGLE, PANELA DE BARRO CAPIXABA E QUÍMICA: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i4.2623Palabras clave:
Paneleiras, manguezal, antioxidantes, contextualização, educação ambientalResumen
A Rhizophora mangle (R. mangle), planta típica de manguezais, representa um papel socioambiental relevante para as comunidades que vivem no entorno do ecossistema. No Espírito Santo, o extrato da casca da planta é utilizado na etapa de confecção da panela de barro capixaba pelas Paneleiras de Goiabeiras, símbolo cultural do estado. Em outros lugares do mundo, as pessoas relatam o seu uso para fins medicinais, devido à sua composição química, rica em antioxidantes. Desta forma, este contexto foi utilizado como referência para aplicação dos conhecimentos químicos abordados na disciplina de química analítica IV, do curso de bacharelado em química, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A estratégia didática foi conduzida a luz da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Os estudantes conheceram de perto a planta no manguezal e a utilização da mesma como matéria-prima na confecção da panela de barro. Em laboratório de química, empregaram as técnicas analíticas discutidas na disciplina para a determinação da capacidade antioxidante total de extratos da casca de R. mangle. Os alunos realizaram uma ação para divulgar os resultados, com base no seguinte propósito: como a química pode trazer informações científicas e contribuições para as Paneleiras e a sociedade? A partir da análise de conteúdo de Bardin combinada com o software Iramuteq®, foi possível discutir e mostrar de forma gráfica como o contexto R. mangle e panela de barro se relacionou com os conhecimentos químicos trabalhados no ensino de química. Além disso, o trabalho também trouxe evidências e reflexões das inter-relações existentes entre a sociedade, o meio natural e a educação voltada para o desenvolvimento sustentável.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).