PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v2i2.261Palabras clave:
Atitude., Avaliação de Desempenho, Desempenho Humano, Serviço Público, Gestão PúblicaResumen
Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental, que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares quanto à avaliação de desempenho. Ressalta-se no trabalho que na área pública pouca coisa foi escrita sobre avaliação de desempenho. Tem como pressuposto que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisa o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes campus Linhares, por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a conjectura. A pesquisa propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta ainda a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos e que envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).