USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2433Palabras clave:
ensino de química, ensino de isomeria óptica, Adalo, software educacional, pré-vestibularResumen
A sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Assim, o uso de Tecnologias Digiais da Informação e Comunicação (TDIC’s) disponibiliza ferramentas com potencial para auxiliar o professor no processo de mediação e do processo de ensino-aprendizagem, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado. Assim, apresenta-se como uma abordagem valiosa para o conteúdo de estereoisomeria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio da simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no-code” (Adalo®). O aplicativo foi avaliado quanto a seu uso por meio da aplicação de um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manusear o aplicativo. A análise dos resultados demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada simples e intuitiva por grande percentual dos participantes, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).