CONSTRUÇÃO DE UM EQUIPAMENTO MULTIFUNCIONAL DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISES FLUORIMÉTRICAS E FOTOMÉTRICAS: UMA OPÇÃO PARA ABORDAGENS CONTEXTUALIZADAS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2335Palabras clave:
fotometria, fluorimetria, experimentaçãoResumen
Este trabalho visa promover a reflexão acerca da necessidade de interconexão entre conteúdos relacionados à luz nas disciplinas de Física e Química na atualidade e oferecer uma alternativa para a correlação dos mesmos através da transposição de abordagens interdisciplinares, de forma experimental, contextualizada e transdisciplinar. Para tal, realiza-se uma retrospectiva histórica abrangendo as principais descobertas acerca da natureza da luz, além da descrição e explicação dos principais conceitos relacionados à fotometria e fluorimetria, de forma multidisciplinar. Para a abordagem experimental, realizou-se a construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para a realização de análises fotométricas e fluorimétricas, assim como sua aplicação na determinação do teor de quinino em água tônica e diclofenaco de sódio em medicamentos. Objetivou-se minimizar a lacuna existente no processo de ensino e aprendizagem, visando proporcionar ao discente a possibilidade de compreender como os conceitos teóricos sobre o modelo de Bohr, em Química e as ondas, em Física, estão intimamente relacionados com tecnologias presentes em seu cotidiano e como as análises quantitativas e qualitativas são de fundamental importância nos dias atuais. O equipamento proposto tem sua construção descrita com detalhes e os testes realizados apresentaram resultados correspondentes a 98% do método de comparação na determinação de quinina em água tônica e recuperação acima de 95% no ensaio de adição e recuperação para determinação de diclofenaco em medicamentos, o que indica viabilidade para a sua reprodução no ensino.
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