USO DE SIGS PARA GERAÇÃO DE MAPAS COM A LOCALIZAÇÃO MÉDIA DO UMBU (Spondias tuberosa) NA MARGEM NOROESTE (B) DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, MG
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.2036Palabras clave:
Bacia do Rio São Francisco, Sensoriamento Remoto, Métodos e Técnicas de Auxílio à Decisão, CerradoResumen
A gestão dos recursos naturais de maneira responsável é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestão ambiental. No caso do Umbu (Spondias tuberosa), isso não é diferente, haja vista ser um dos frutos com maior utilidade no sertão brasileiro. Para isso, técnicas associadas ao Sistema de Informação Geográfica têm sido cada vez mais usadas objetivando um melhor e maior auxílio à decisão. Na margem Noroeste (B) do município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, realizou-se o presente estudo, objetivando, através da metodologia de sobreposição de imagens cartográficas e utilizando-se a ferramenta IDW do software Arcgis 10.2 gerar um mapa capaz de apresentar a média populacional do Umbu (Spondias tuberosa) por ponto de coleta. Pode-se concluir que o mapeamento sobreposto realizado neste estudo apresenta o vegetal basicamente por toda a margem B, com exceção apenas das margens Norte e Sul. Sua distribuição pode ser explanada devido a sua enorme capacidade de adaptação à sobrevivência em situações de estresse hídrico, o que explica sua presença em todos os tipos de solo da área. Destaca-se que essa alta adaptação da espécie pode ser pensada como chamariz para iniciativas capazes de produzir o Umbu em larga escala, haja vista o alto valor agregado de seus produtos finais e a capacidade de geração de empregos diretos e indiretos na região.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).