MÉTODO NÃO DESTRUTIVO PARA DETERMINAÇÃO DA ÁREA FOLIAR DE Turnera subulata
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1127Palabras clave:
equações matemáticas, modelagem estatística, medidas linearesResumen
Turnera subulata é uma planta medicinal que tem demostrado associação com o processo de cicatrização. A determinação da área foliar é importante parâmetro em estudos agronômicos, fisiológicos e morfológicos das diversas espécies vegetais. Essa determinação pode ser feita de forma destrutiva ou não destrutiva. Dentre os métodos não destrutivos se destaca a uso de equações matemáticas que relacionam a área foliar e as medidas lineares das folhas como o comprimento, largura e sua combinação. Desta forma, objetivou-se com este estudo ajustar e validar uma equação matemática que estima a área foliar de T. subulata de forma não destrutiva. Assim, com base em 350 folhas, foram ajustadas equações de modelo lineares de primeiro grau, quadrático e potência, em que a área foliar observada foi utilizada como variável dependente em função das medidas lineares do comprimento, largura e produto da multiplicação do comprimento com a largura. Todas as equações ajustadas foram validadas através de critérios apropriados a partir de uma amostra de 100 folhas separadas unicamente para esta finalidade. Desse modo, a equação de modelo quadrático obtida a partir do produto da multiplicação do comprimento com a largura é a mais adequada para estimar a área foliar de T. subulata de maneira simples e precisa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).