EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM EM Coffea canephora PRODUZIDO EM DIFERENTES ALTITUDES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1028Palabras clave:
Café, Análise sensorial, Conilon, Pós-colheitaResumen
O Brasil é referência no setor cafeeiro, com elevada contribuição do estado do Espírito Santo (ES), que se destaca como principal produtor de conilon (Coffea canephora) no país. Após o beneficiamento, o café é caracterizado de acordo com sua qualidade, que é influenciada por diversos fatores e interfere diretamente na possibilidade de agregação de valor ao produto. Grande parte dos fatores determinantes da qualidade está associada aos processos de colheita, processamento, secagem e armazenamento. Desse modo, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a relação entre os principais métodos de secagem utilizados para o café conilon cultivado em diferentes altitudes e sua qualidade final. Foram utilizadas amostras de grãos secos em terreiro comum (TC), terreiro de cimento suspenso coberto com estufa (TS) e secador rotativo pelo método direto (S). A análise sensorial foi realizada através de degustação por julgadores especializados e a qualidade química foi avaliada por meio das análises de umidade, pH, acidez total titulável e condutividade elétrica. As amostras apresentaram diferença significativa entre os diferentes métodos de secagem utilizados para todos os parâmetros avaliados. Não foi possível identificar um único método de secagem que promovesse amostras com parâmetros superiores de qualidade, indicando, portanto, que o uso de matéria prima de boa qualidade, aliado a manejo e processamento pós-colheita adequados, proporcionam produtos finais dentro dos padrões de qualidade, independentemente do método de secagem utilizado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).