CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE VINHOS BRANCOS DE MESA ELABORADOS NO PLANALTO NORTE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1010Palabras clave:
Vitivinicultura; desenvolvimento regional; vinho artesanalResumen
Com o presente trabalhou objetivou-se realizar a caracterização físico-química dos vinhos brancos de mesa elaborados no Planalto Norte Catarinense, verificando se enquadram nos padrões físico-químicos exigidos pela legislação vigente e se apresentam características sensoriais qualitativas. O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Canoinhas, no ano de 2019. Os vinhos brancos de mesa foram coletados diretamente de cinco viticultores do Planalto Norte Catarinense, sendo as cinco amostras da safra 2019. As análises foram realizadas em triplicata, e as variáveis avaliadas foram: densidade relativa, acidez total titulável, sólidos solúveis, pH e coloração dos vinhos (Abs 420 nm). A vitivinicultura no Planalto Norte Catarinense apresenta potencial de se desenvolver, e os vinhos caracterizados através de análises físico-químicas indicam que os vinhos elaborados na região apresentam potencial qualitativo, contudo, é necessário aperfeiçoamento nos processos de elaboração para melhorar a qualidade final dos vinhos brancos de mesa. Predomina a elaboração de vinhos secos, na qual, em um total de cinco amostras, apenas uma apresentou características físico-química de um vinho suave.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).