PROPOSTA DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) EM UM POSTO COMBUSTÍVEL NA CIDADE DE SÃO MATEUS, ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.464Keywords:
posto combustível, plano de gerenciamento, resíduos sólidosAbstract
O presente estudo propõe um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para um posto combustível no município de São Mateus, ES, levando em consideração que os resíduos gerados em postos combustíveis, em sua maioria, podem ser reaproveitados e seus impactos podem ser controlados ou evitados, além de evitar problemas ambientais, ao aplicar um sistema de gestão ambiental. Com o levantamento dos resíduos gerados, verificou-se que o empreendimento gera resíduos recicláveis, orgânicos, rejeitos sanitários e resíduos perigosos. Os resíduos recicláveis não são segregados corretamente e são armazenados juntamente com os orgânicos e rejeitos em sacos plásticos e coletados pela prefeitura que, posteriormente, são encaminhados para um aterro sanitário. Os resíduos perigosos são armazenados em tambores e coletados por empresas especializadas. Apesar de já adotar algumas medidas adequadas, o estudo verificou que o empreendimento precisa de melhorias em sua gestão de resíduos sólidos e as propôs. Para o sucesso do plano de gerenciamento, a colaboração dos funcionários é fundamental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).