IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA SOBRE O SETOR DE SERVIÇOS NO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DE 2012 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i2.345Keywords:
Setor de Serviços, Espírito Santo, Crise econômicaAbstract
O objetivo deste estudo consistiu em verificar os impactos da crise econômica no setor de serviços no estado do Espírito Santo. Foram utilizados como base de dados os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta forma, foram levantadas informações a fim de estabelecer se há uma queda dos indicadores que pode ser relacionada com a atual crise econômica brasileira que se iniciou em 2015. Os resultados obtidos revelaram que houve uma diminuição acentuada no nível de serviços no estado, com variações negativas tanto na receita nominal de serviços como no volume de serviços, impactando diretamente no número de empregos formais gerados pelo setor, atingindo saldo líquido de -30.162 entre os anos de 2015 e 2016.
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).