ESTIMATIVA DA MELHOR ÉPOCA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR COM O MODELO AGROMETEOROLÓGICO AQUACROP
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.279Keywords:
irrigação, produção; plantio, Saccharum officinarum, estresse hídricoAbstract
Objetivou-se, com esse trabalho, obter previsões de produtividade de cana-de-açúcar, em diferentes épocas de plantio, no município de São Roque do Canaã-ES. As simulações foram realizadas por meio do aplicativo AquaCrop, que teve como variáveis de entrada o clima, o solo, a cultura e a irrigação. Foram efetuadas cinco simulações para plantios nos meses de março, abril, maio, outubro e novembro. Os arquivos de entrada para clima foram: temperatura do ar máxima e mínima diárias, precipitação, velocidade do vento e umidade relativa do ar. A concentração média anual de CO2 atmosférico de referência e a ETo foram ajustadas pelo modelo. O Arquivo de entrada para solo foram a textura, espessura do perfil, saturação e ponto de murcha permanente. Os arquivos de saída avaliados foram: produtividade (t ha -1 ), requerimento de irrigação líquida (mm) e eficiência no uso da água expressa em produção por volume de água evapotranspirada (kg m -3 ). O plantio simulado no mês de abril foi satisfatório, necessitando de menor lâmina de irrigação (895,6 mm) devido à maior incidência de chuvas (626,6 mm) para se obter boa produtividade (89,472 t ha -1 ), além de apresentar melhor produção em relação à água evapotranspirada (2,6 kg m - 3). O plantio no mês de maio pode ser de risco, devido às condições ambientais no início do desenvolvimento da cultura não serem favoráveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).