AVALIAÇÃO NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE SORGO FORRAGEIRO PARA USO EM SILAGEM NA REGIÃO SUL CAPIXABA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1921Keywords:
sorgo forrageiro; pecuária; agricultura sustentável; produtividade.Abstract
O sorgo forrageiro tem se mostrado uma formidável alternativa para a aplicação de seu uso na alimentação animal, além de ser uma cultura capaz de resistir a irregularidades climáticas. No Brasil tanto para a pecuária quando para a agricultura é estrategicamente importante ter áreas ocupadas com sorgo, para garantir o abastecimento das silagens e rações que são utilizadas na alimentação dos animais em períodos de seca prolongada. Portanto, este trabalho objetivou avaliar o comportamento agronômico de diferentes cultivares de sorgo forrageiro na região sul capixaba para a sua recomendação à produtores locais. O ensaio foi constituído por 25 cultivares de sorgo desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo, instalado e desenvolvido no Ifes Campus Alegre, sob delineamento experimental de blocos casualisados em três repetições. O experimento foi conduzido sob condições de sequeiro e a irrigação foi utilizada apenas para o estabelecimento do stand inicial. Os tratos culturais foram realizados frequentemente e a colheita ocorreu quando os grãos atingiram o estado leitoso/pastoso. Para a obtenção de genótipos produtivos, deve-se determinar critérios quanto a escolha da cultivar, a interação do genótipo com o ambiente, ciclo da cultura e a produtividade. Após as análises fisiológicas e morfoagronômicas, observou-se que os genótipos 202110F011, 202110F019, 202110F021 e BRS658 apresentam bons índices de qualidade e produtividade podendo assim serem recomendados para produtores da região sul Capixaba.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).