CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA, BROMATOLÓGICA E ANÁLISE DA DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE ACESSOS DE TOMATE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i3.1595Keywords:
Solanum lycopersicum, banco ativo de germoplasma, recursos genéticos, agrobiodiversidadeAbstract
O tomate (Solanum lycopersicum) pertence à família Solanaceae, sendo a segunda hortaliça mais cultivada a nível mundial. O banco ativo de germoplasma é fundamental para a conservação de recursos genéticos, as caracterizações morfológicas e bromatológicas desse banco são importantes para determinar: a dissimilaridade genética da cultura, indicar genótipos com aspectos relevantes para o melhoramento de plantas, identificação de duplicatas e entre outras. Objetivou-se caracterizar morfologicamente e bromatologicamente 34 acessos de tomate do banco ativo de germoplasma do IFES Campus de Alegre, e inferir a dissimilaridade genética entre eles. Foram selecionadas 20 variáveis morfoagronômicas, de acordo com os descritores internacionais, e 6 variáveis bromatológicas. No dendrograma de dissimilaridade genética utilizou-se o agrupamento de Ligação Média Entre Grupo (UPGMA) em combinação com o método de Tocher. Empregou-se o método de Singh para obter a contribuição dos caracteres. Os coeficientes de variação foram baixos e médios, o que está relacionado à confiabilidade dos dados obtidos. O diâmetro do fruto demonstrou maior herdabilidade e também a maior contribuição para a diversidade. O dendrograma de dissimilaridade genética foi constituído por nove grupos, onde os acessos dos grupos II e VI foram os mais recomendados para o consumo in natura, enquanto os acessos dos grupos VIII e IX foram os mais recomendados para o processamento, e os acessos do grupo V possuem dupla finalidade. As caracterizações foram primordiais para demonstrar a elevada variabilidade genética e também recomendar acessos com potenciais para atender diferentes nichos de mercado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).